RECEITAS COM ALIMENTOS REAPROVEITADOS E SAÚDE E BELEZA DIRETAMENTE DO POMAR

Nutricionista ensina receitas com alimentos reaproveitados

A alimentação equilibrada pode garantir prevenção de doenças e colaborar na recuperação da saúde. De acordo com a ação no corpo, os alimentos são divididos em grupos chamados de energéticos, (massas, grãos, cereais, gorduras, algumas frutas e verduras), construtores (carnes, ovos, leite e derivados, vísceras e alguns grãos), e reguladores (frutas, verduras e alguns grãos). Nas principais refeições (desjejum, almoço e jantar) devem conter alimentos dos 3 grupos. A lição é ensinada pela técnica em nutrição da UFBA, Walderez Aragão que, convidada pelo Departamento de Ação Social da Conder, ministrou a oficina "Aproveitamento Integral dos Alimentos – Culinária sem Desperdício", para membros das comunidades de Alagados IV E V.
A especialista em Nutrição Humana enfatiza a importância das técnicas e cuidados para o aproveitamento integral dos alimentos, e ensina receitas básicas com partes de alimentos de uso não convencional, como por exemplo, caroço de jaca, semente de abóbora, cascas de abacaxi e batata do reino, entrecasca de maracujá e melancia, talos de couve, cenoura e beterraba, dentre outros.

Veja o que pode ser aproveitado
Folhas: Abóbora, abobrinha, aipo, -flor, feijão, inhame, língua de vaca, mandioca, nabo, batata doce, bertalha, beterraba, bredo, beldroega, brócolis, cebola branca, cenoura, couve, quiabo, rabanete, taioba, vinagreira. Lava em água fria, corta e usa em receitas de suflê, sopa, caldo, refogado, moqueca, panqueca, massas de biscoito, bolo, etc.
Talos: Abóbora, abobrinha, aipo, agrião, beterraba, brócolis, couve, cenoura, espinafre, rabanete. Lava em água fria, corta bem picado e usa em receitas de suflê, torta, bolinho frito, patê, panqueca, molhos, massas de biscoito, bolos, etc. Entrecasca: Maracujá, melancia. Receitas de doce, salada, sopa, etc.
Sementes: Abóbora, algaroba, bredo de veado, jaca. Cozinha e amassa ou torra e mói para receitas de pão, bolo, biscoito, mingau, moqueca, purê, etc.
Cascas: Abóbora, abacaxi, batata-do-reino, goiaba, laranja, lima, limão, manga, maçã, ovo, pera, tangerina.
Flores: Abóbora, abobrinha, nabo.
Bagaço de caju, côco, abacaxi, outras frutas e verduras, bagunço de jaca, farelo de trigo e de arroz, Proteína Texturizada de Soja.

Confira a seguir algumas receitas selecionadas pela nutricionista:

Biscoito de Folhas, talos ou cascas de vegetais
Ingredientes - Folhas, talos ou cascas (uma ou mistura várias - 3 xícaras ,Manteiga ou margarina - 1 colher de sopa, Ovo - 1 unidade, Farinha de trigo - 3 ou mais xícaras, Leite de gado - 1 xícara, Sal - a gosto, Queijo ralado (opcional) - a gosto. Preparo: Lava as folhas, talos ou cascas, corta bem picados ou liquidifica. Coloca os demais ingredientes, amassa bem a ponto de abrir a massa com rolo de pastel. Se necessário, pode colocar mais farinha de trigo. Abre a massa fina, corta em quadrados pequenos e frita em óleo quente ou assa em forno com assadeira untada.
Opções: Pode servir com patê feito de maionese, folhas e talos bem picados. Pode colocar açúcar na massa e fazer biscoito doce ou sonho com recheio doce.

Suflê de folhas, talos ou cascas de vegetais
Ingredientes: Folhas, talos ou cascas (uma ou mistura de várias) - 3 xícaras, Manteiga ou margarina - 1 colher de sopa, Ovo - 4 unidades, Farinha de trigo ou maizena - 1 colher de sopa, Leite de gado - 1 xícara, Temperos picados - a gosto, Sal - a gosto, Queijo ralado (opcional) - a gosto.
Preparo: Lava as folhas, talos ou cascas, bem picados. Reserva. Numa panela cozinha leite, sal, queijo ralado, manteiga e farinha de trigo ou maizena, tipo molho branco, mistura as folhas, talos, cascas e os temperos picados. Reserva. Bate as claras em neve, acrescenta as gemas e o sal. Num pirex untado com manteiga, coloca metade do ovo batido, no centro a mistura reservada, e cobre com a outra metade do ovo, decora a gosto (queijo ralado, tomate, cebola...). Assa em forno quente.

Panqueca Verde
Ingredientes: Folhas, talos e cascas de vegetais cortados e cozidos - 1 xícara, Farinha de trigo - 6 colheres de sopa, Leite de gado - 1 xícara, Ovos - 2 unidades, Sal - 1/2 colher de chá, Manteiga ou margarina - 1 colher de sopa.
Preparo: Cozinha os talos, folhas ou cascas com pouca água e panela bem tampada, depois liquidifica estes com o leite usando a água de cozimento. Junta os demais ingredientes e liquidifica novamente. Unta uma frigideira e frita a massa aos poucos como panqueca. Recheia a gosto (carne bovina, frango, queijo, vegetais, soja, mel, doce, folhas, talos ou flores já sugeridas). Usando recheio salgado pode acrescentar molho branco ou de tomate e levar ao forno para gratinar.

Paçoca de semente de abóbora
Ingredientes: Semente de abóbora - a gosto, Açúcar, mel ou sal - a gosto.
Preparo: Lava as sementes, seca com pano ou no sol, torra no forno, mexendo sempre para não queimar. Liquidifica, peneira, volta a liquidificar o resíduo. Coloca açúcar ou sal.

Moqueca de semente de jaca
Ingredientes:Semente de jaca - a gosto, Temperos e sal - a gosto, Leite de côco - a gosto, Azeite de dendê - a gosto.
Preparo: Lava as sementes e cozinha com água em panela de pressão ou bem tampada, em média por 20 minutos. Escorre desprezando a água. Retira a casca dura e transparente, podendo manter a casca fina e marrom. Coloca os temperos, sal e um pouco de água, cozinha por 5 a 10 minutos, coloca o leite de coco e o dendê, cozinha por mais 1 minuto, desliga o fogo e mantém a panela bem tampada até servir. As sementes depois de descascadas podem ficar inteiras ou cortadas ao meio.

Bolo de semente de jaca
Ingredientes: Semente de jaca cozida e amassada - 3 xícaras, Ovos - 3 unidades, Farinha de trigo - 1/2 xícara, Leite de gado, côco ou soja - 1 xícara, Açúcar - 1 e 1/2 xícara, Fermento para bolo - 2 colheres de chá, Manteiga ou margarina - 2 colheres de sopa.
Preparo: Bate as claras em neve, coloca as gemas, acrescenta o açúcar e a manteiga, bate bem, coloca os demais ingredientes, mistura e assa em forma untada. Pode peneirar depois de amassadas as sementes para a massa ficar mais fina.

Cuscuz de semente de jaca
Ingredientes: Semente de jaca cozida e amassada - a gosto, Açúcar ou sal - a gosto.
Preparo: Mistura os ingredientese cozinha em cuscuzeiro. Pode umedecer com leite de coco.

Omelete de Flor de Abóbora
Ingredientes: Flor de abóbora - a gosto, Ovo - 2 unidades, Sal - a gosto, Temperos picados - a gosto, Farinha de trigo - 1 colher de sopa.
Preparo: Lava as flores com água fria e reserva. Bate as claras em neve, coloca as gemas, acrescenta sal, temperos e farinha, mistura, frita em óleo quente usando as flores como recheio.

Salada de entrecasca de melancia
Ingredientes: Entrecasca de melancia - a gosto, Temperos picados e sal - a gosto, Azeite de oliva - a gosto, Vinagre ou limão - a gosto.
Preparo: Retira a casca bem fina, corta a entrecasca verde clara em tiras finas ou passa no ralo grosso, tempera a gosto.

Bolo de cascas de frutas
Ingredientes: Cascas de frutas cruas - 2 copos, Manteiga - 2 colheres de sopa, Fermento em pó para bolo - 2 colheres de chá, Ovos - 3 unidades, Farinha de trigo - 2 xícaras, Leite de gado, côco ou soja - 1 xícara, Açúcar - 2 xícaras.
Preparo: Liquidifica as cascas com o leite, coa e reserva. Bate as claras, coloca gemas, manteiga e açúcar. Acrescenta as cascas com o leite, farinha e fermento, mistura bem, e assa em forma untada.

Milho branco para mugunzá - 1/2 Kg
Ingrediantes - Aipim - 2 raízes médias, Camarão seco (pó ou cabeça) 100g, Azeite de dendê - 200 ml, Leite de côco - 200 ml, Temperos - a gosto.
Preparo: Cozinha o milho branco com pouca água, coloca o camarão e os temperos. Reserva. Cozinha o aipim e liquidifica ou amassa com garfo, acrescenta no milho com o dendê e o leite de coco. Deixa cozinhar e serve quente.

Doce da entrecasca do maracujá
Ingredientes: Entrecascas de maracujá - 12 pedaços (6 maracujás), Suco de maracujá (sem água) - 1 xícara, Açúcar - 4 xícaras.
Preparo: Cozinha as cascas do maracujá por mais ou menos 20 minutos, escorre e despreza a água. Com uma colher de sopa retira a entrecasca da casca dura e reserva. Faz a calda com o suco, 1 xícara de água e o açúcar. Coloca as entrecascas e deixa cozinhar até ficarem bem amareladas e a calda grossa como geléia.

Doce de PTS - Proteína Texturizada de Soja
Ingredientes: PTS sem hidratar - 02 xícaras, Açúcar - 1/2 xícara, Manteiga - 02 col. Sopa.
Preparo: Derrete a manteiga em forno baixo, coloca o PTS e mexe para umedecer completamente, acrescenta açúcar e mistura bem. Serve frio, puro ou em saladas de frutas, com leite, ou com sorvete.

Doce de Casca de Jaca
Receita muito boa para aproveitar as sobras. Coma sua jaca mas aproveite a casca. 2 xícaras de chá de casca de jaca, 3 xícaras de chá de açúcar, 3 xícaras de chá de água, canela em pau a gosto. Lave a casca da jaca em água corrente com uma escovinha. Descasque a jaca, desprezando aquela parte verde pontiaguda, deixando somente a parte branca, cortando em cubinhos pequenos. faça uma calda com o açúcar, as 3 xícaras de água e a canela em pau. Acrescente a casca da jaca e cozinhe até apurar. Sirva gelado.


SAÚDE E BELEZA DIRETAMENTE DO POMAR


Quem é que não curte uma deliciosa vitamina á base de frutas? Além de alimentar, faz bem á saúde e pode combater e prevenir várias doenças que muitas vezes tentamos curar nos entupindo de remédios.

Os próprios médicos já cansaram de informar aos pacientes que uma alimentação rica e balanceada gera maior defesa no organismo humano, contra o vírus da gripe, por exemplo.

Relacionamos as frutas mais conhecidas e consumidas no Brasil, especificando quais as enfermidades que podem ser tratadas com elas, bem como os benefícios trazidos á saúde e á beleza da pele e do corpo.



ABACATE
O abacate é rico em vitaminas A, B, D, E, G e, principalmente, fitosterol e lecitina, sendo que esta última é excelente para combater a flacidez e o cansaço da pele.
O chá das folhas é usado como diurético, já o caroço serve como tônico capilar e é indicado contra a enterocolite. Os botões das flores são considerados afrodisíaco, aplicando-se ainda, ao tratamento dos órgãos sexuais femininos.
Há quem use as folhas também em compressas quentes, para aliviar dores de cabeça. 
ABACAXI
Rica em vitamina C e sais minerais, essa fruta deliciosa é receitada contra aftas e todas as afecções da mucosa, além de combater doenças respiratórias, facilitar a digestão e desobstruir o fígado. O suco tem efeito diurético, e quando misturado com mel e servido quente, combate a tosse e o catarro.
ACEROLA
Muito consumida atualmente, a acerola é riquíssima em vitaminas e propriedades medicinais, sendo que os frutos, frescos, combatem a disenteria. Faz bem para pele, os cabelos e a circulação sangüínea.
AMEIXA
Muito indicada para as pessoas que fazem regime, pois contém propriedades laxativas. É rica em vitaminas do complexos B, que evitam problemas de pele e reumatismo, além de fortalecerem o cabelo, evitando a sua queda. A cataplasma feitas com folhas secas e uma pequena porção de fuligem, aplicadas sobre o ventre das crianças, ajudam a expelir os vermes intestinais. Já o licor é excelente para facilitar a digestão.
AMÊNDOA
As amargas são ótimas para combater doenças do estômago e do aparelho urinário, tosses, bronquites, hemoptises, cálculos, catarros vesicais e gonorréias. Já as amêndoas doces são emolientes, laxantes e purgativas, sendo que o óleo constitui um ótimo hidratante para as peles secas, combatendo também diversos tipos de eczemas.
AMORA
Rica em vitaminas, a amora é indicada contra anemia, falta de apetite e úlceras no estômago. A casca da raiz da amora negra tem efeito vermífugo e purgante. Os gargarejos com o seu xarope são indicados para inflamações da garganta e da boca.
ANANÁS
Ingerido regularmente trata de cálculos dos rins, bexiga e fígado, sendo também indicado contra tuberculose pulmonar, hidropisia, icterícia e demais afecções hepáticas.
AVELÃS
As folhas e o óleo da avelã são depurativos e detergente de chagas e feridas, sendo também indicados no tratamento de inflamações intestinas.
BANANAS
A polpa da banana age como emoliente e maturativo, quando o fruto esta maduro; como hemostática e vulnerária, quando verde; e como antidiarréica,depois de assada. Do tronco extrai-se a seiva, com substâncias antiofídicas e antidisentéricas, que combate o catarro da bexiga, a gonorréia, leucorréia, a hemorragia uterina, a laringite e aftas, além de servir como reconstituinte e tônico capilar e muscular.
CAJU
A casca, em decocção, age contra frieiras e alivia o cansaço dos pés, constituindo, ainda, propriedades anti-hemorrágicas e anti-ulcerosas.
É também empregado como antidiabético, pois diminui a glicose da urina, bem como a sua secreção exagerada. O consumo do fruto faz com que a pele fique com aspecto jovem e saudável. Dizem que o caju é um poderoso tônico genital com virtudes afrodisíacas.
CAQUI
O caqui maduro tem efeito laxante e purgativo. Com as folhas pode-se fazer uma infusão, adoçada, contra a gastrenterite infantil. Adicionando mel e gengibre, reduz a excitação e combate a insônia. Contém vitamina B2, essencial ao crescimento, evitando ainda a queda de cabelos.
CARAMBOLA
Outra fruta que consumida diariamente torna a pele bonita e saudável, além de combater eczemas. Além disso, a carambola estimula o apetite, é antitérmica e antidisentérica.
É empregada na medicina caseira contra febres e afecções dos rins e da bexiga.
CEREJA
Essa frutinha, além de deliciosa, tem propriedades diuréticas, refrescantes e adstringentes, podendo ser usada nas afecções urinárias, artrite, enfarte do baço e convalescenças. O óleo extraído da semente da cereja elimina verrugas e cálculos dos rins e da vesícula, o seu shampoo, comercializado em lojas e farmácias, acentua o brilho dos cabelos.
CÔCO
O consumo da água extraída do côco-verde tem importante papel na limpeza e lavagem dos intestinos, além de ter efeito vermífugo. Já o côco em si, é um ótimo hidratante, muito usado na indústria cosmética.
DAMASCO
O damasco pode ser usado externamente contra hemorróidas. O seu óleo combate, internamente, todos os tipos de cólicas.
FIGO
Fruta altamente energética e rica em açúcar. O leite extraído do figo elimina calosidades, verrugas e sardas. Além disso, é rico em propriedades peitorais, emolientes e laxativas, combatendo várias doenças respiratórias, a ciática e inflamações da boca e da garganta. E o figo é ótimo alimento para as pessoas que gastam muita energia em exercícios musculares.
FRAMBOESA
As framboesas são diuréticas, refrescantes, adstringentes, laxativas e calmantes do sistema nervoso, combatendo principalmente hemorróidas, inflamações da boca, garganta, olhos e intestinos. Ajuda a manter a pele bonita.
FRUTA-DO-CONDE
São muitas utilidades medicinais dessa fruta. Enquanto verde, é laxativa e adstringentes e, depois de seca e tinturada, mata vermes e piolhos. A raiz é excelente contra disenterias agudas e doenças da coluna vertebral.
Já as folhas têm propriedades carminativas, sudoríferas, antí-reumáticas, estomáquicas e antidispnéicas, eliminando enxaquecas e insônias quando moídas e aplicadas sobre a cabeça. São maturativas quando aplicadas sobre feridas e úlceras.
GOIABA
A goiaba tem enorme valor nutritivo, pois tem alto teor de vitamina C, importante no combate ás infecções, hemorragias, fortalecimento dos ossos e dentes, cicatrização de cortes e queimaduras. Sob a forma de chá, é eficiente em gargarejos, infecções da boca e garganta , lavagem de úlceras e irritações vaginais.
MANGABA
O seu leite viscoso, usado via oral, é usado no tratamento da tuberculose, e externamente, contra úlceras e erupções cutâneas. As sementes são purgativas e as cascas são recomendadas no combate ás doenças do fígado e do baço.
O extrato da sua casca também é eficaz nas icterícias e demais afecções hepáticas, bem como moléstias crônicas e cutâneas.
MARACUJÁ
Essa fruta é conhecidíssima pelos seus efeitos calmantes e sedativos nos casos de insônia e nervosismo, é também usadas contra tumores e hemorróidas, através de compressas com folhas maceradas. As folhas, através de decocções, têm efeito diurético, podendo ser empregadas para febres, infamações cutâneas e erisipela.
MARMELO
Através de licores, o marmelo combate má digestão, náuseas, acidez gástrica e vertigens. Em forma de vinho, funcionam como cicatrizantes e agem contra anginas e ulcerações da boca e da gengiva. As sementes servem para aliviar dores de queimaduras, rachaduras dos seios, hemorróidas, úlceras cutâneas e tosses. A decocção dos frutos, flores e folhas do marmeleiro também tem ação sedativa e calmante.
MELANCIA
Rica em vitaminas A, sais e potássio, é diurética e auxilia o tratamento de artrite, reumatismo, acidez gástrica, dispepsia (dificuldade de ingerir os alimentos), afecções dos rins e da bexiga.
MELÃO
Tem propriedades calmantes, fortificantes, diuréticas e laxantes. O suco é excelente desintoxicante, indicado ainda nas doenças cardíacas e do fígado. Também é ótimo se ingerido na menopausa, pois normaliza o fluxo sangüíneo e ativa a circulação.
MORANGO
O morango facilita a digestão, estimula as funções hepáticas e o apetite e combatem a gota e o reumatismo articular. É adstringente, muito usado na cicatrização de feridas da pele. Amassado, forma uma espécie de pasta que serve para clarear e dar brilho aos dentes.
NECTARINA
É uma fruta que resulta o cruzamento do pêssego com ameixa vermelha, sendo por isso muito rica em vitamina A, indispensável para a proteção da vista, conserva a saúde da pele e auxilia no desenvolvimento.
NOZ
Essa fruta super-gostosa possui muitas propriedades medicinais. O suco das raízes tem efeito diurético e laxativo, enquanto as folhas são adstringentes, vermífugas, emenagogas, febrífugas e fortificantes dos músculos e ossos. A casca da raiz serve para provocar o vômito, e a própria casca da noz constitui um tônico estimulante.
PERA
A pêra é constituída de vitaminas A, B e C, potássio, sódio, hidrato de carbono, magnésio, cálcio, enxofre e ferro, e por isso é um ótimo alimento para bebês, crianças e idosos.
Alem disso, é uma fruta diurética, que ativa a circulação sangüínea, combate prisão de ventre, gastrite e úlceras.
PITOMBA
É a fruta mais valiosa em termos de adstringência, sendo as sementes recomendadas nos casos de diarréias crônicas e disenterias. Antes, porém, de usá-las, deve-se retirar os embriões, considerados tóxicos.
PITANGA
As decocções ou infusões feitas com a polpa dessa fruta têm efeitos estimulantes, antitérmicos, antidiarréicos e anti-reumáticos.
PÊSSEGO
As flores são usadas contra males intestinais; o látex, como emolientes, e as sementes têm efeito sedativo. As cataplasmas feitas com s folhas mais novas servem para curar erupções da pele.
ROMÃ
O chá feito com as folhas serve para lavar as impurezas dos olhos. O chá feito com a casca é ótimo para curar as infecções das gengivas e garganta. A fruta também atua no combate às cólicas intestinais e diarréias.
SAPOTI
O chá feito com a casca é antitérmico e adstringente. As sementes depois de moídas e diluídas em água, ajudam a dissolver cálculos hepáticos e nefríticos, combatendo também a anorexia. A decocção feita com a sua casca faz baixar a febre.
TÂMARA
Ingeridas em seu estado natural combatem infecções intestinais e gástricas, prisões de ventre e distúrbios hepáticos. Os xaropes, infusões e decocções são emolientes, refrescante peitorais e descongestionantes.
TAMARINDO
A polpa combata disenterias, diarréias, febres biliosas, distúrbios gástricos, congestões, hemorróidas e inflamações em geral. O chá feito com com ela é sedativo e age contra febres fortes.
TANGERINA
É uma ótima auxiliar da beleza, pois o óleo extraído das suas folhas e cascas serve para elimina manchas de pele. A sua essência é um ingrediente comum de preparados cicatrizantes, antissépticos e sedativos. O chá feito com as folhas combate a insônia.
UVA
Fruta riquíssima em vitamina A, B1, B2, B5 e C, sais minerais (potássio, fósforo, enxofre, ferro, magnésio, cálcio, sódio, silício e cloro), proteínas, carboidratos, água e gorduras, é ainda diurética e laxativa, ajudando no equilíbrio da flora intestinal.
O suco é recomendado contra a hipoglicemia e doenças do fígado. Não deve ser ingerida por bebês ou mulheres que amamentam, pois provoca diarréias e cólicas.
A uva é excelente contra a anemia, porque estimula a formação de glóbulos vermelhos e fluidifica o sangue, sendo também indicada na obesidade, desintoxicações, eliminação de edemas e doenças asmáticas.
GRAVIOLA
Essa fruta é riquíssima em vitamina, e quando moída com óleo de oliva, serve para fricções contra reumatismo e nevralgia.
GROSELHA
O delicioso suco da groselha fortalece as gengivas e trata de várias infecções intestinais e da cutâneas. Já as geléias são muito usado por pessoas covalescentes. A groselha tem substância aperientes, por isso, se consumida em jejum, favorece a eliminação da urina e combate gripes e resfriados.
JABUTICABA
A sua casca tem propriedades adstringentes sendo usada, em decocções, contra asma, disenterias e erisipela, ou gargarejos contra amidalites crônicas.
JACA
A jaca é uma fruta extremamente rica em fibras, muito indicadas ás pessoas com problemas intestinais. É rica também em cálcio, fósforo, ferro e vitaminas do complexo B, principalmente B2 e B5, essências ao crescimento, além de evitarem a queda dos cabelos e problemas da pele. A resina extraída da planta lenhada tem efeito cicatrizantes sobre feridas e machucados. As sementes da jaca, consideradas afrodisíacas, combatem desarranjos intestinais.
JAMBO
As cinzas da casca, misturadas com óleo, são usadas contra queimaduras. A raiz combate prisões de ventre, desarranjos intestinais, catarros do pulmão, diabetes, tosses e dores de cabeça. Com as flores pode-se preparar um xarope laxativo.
JUJUBA
Essa frutinha, que parece uma azeitona vermelha, tem um sabor delicioso, e é muito apreciada pelas crianças. É emoliente, diurética e expectorante, sendo utilizada contra tosse, catarro dos brônquios e da bexiga e irritações intestinais.
KIWI
Essa fruta, cada vez mais consumida no Brasil, é rica principalmente em vitamina C, sendo ótima no combate á doenças pulmonares. Além disso, torna saudável o aspecto da pele, cabelos e unhas.
LARANJA
É uma das frutas mais ricas em propriedades terapêuticas. Os preparados feitos com ela têm efeito sudorífero, digestivo, estomáquico, antiescrofuloso, antiespasmódico, febrífugo e calmante. As cascas cristalizadas da laranja abrem o apetite e o suco combate os bócios e gengivites, pode ser consumida pelos diabéticos sem problemas.
LIMÃO
Veja só a pequena “ listinha ‘’ de doenças que podem ser tratadas com limão: acidez gástrica, acne, aftas, amenorréia, asma, anemia, blenorragia, broncopneumonia, cãibras, caspa, cirrose, diabete, difteria, distúrbios nervosos, envenenamentos, febre, feridas, frieiras, gengivite, gripe, gota, hemorróidas, alguns tipos de herpes, mau hálito, lepra, insuficiência cardíaca, vômitos, vermes intestinais, urticária, paralisia, picadas, mordidas, reumatismo, sarna, sarampo, sífilis, tuberculose e úlceras.
MAÇÃ
Contém hidrato de carbono, vitamina A, B e C, fósforo, potássio, enxofre, cálcio, sódio, sílica e ferro. O ácido málido da maça, age como se fosse uma escova de dentes, removendo resíduos alimentares e desinfetando a boca.
É excelente desintoxicante do fumo e do álcool, agindo ainda contra acidez estomacal, diarréias infantis, doenças pulmonares, reumatismo e gota. O chá de casca de maçã é usado contra insônia.
MAMÃO
Todas as partes que compõem a fruta são ricas em propriedades medicinais. As flores são indicadas contra várias doenças respiratórias. Os frutos estimulam a digestão e, verdes, servem, juntamente com o látex, para tornar a pele macia e eliminar calos e verrugas. Já as sementes são vermífugas.
MAMONA
Com a mamona é preparado o famoso óleo de rícino, purgativo e laxante, mas também excelente contra frieiras e queimaduras. Se for misturado com outras substâncias, resulta em loções e pomadas que estimulam o crescimento capilar, eliminam caspa e seborréia.
MANGA
A polpa dos frutos serve para o preparo de medicamentos peitorais e com suas cascas, decocções contra diversos tipos de cólica. O chá das suas folhas combate bronquites e enfermidades da boca, e o chá feito com caroço é empregado contra lombrigas e parasitas. As casca da mangueira são utilizadas contra hemorragias uterinas, leucorréias e, principalmente, sarna.